Memorial Imigração Judaica

> Iconografia

Bar Mitzvá de Márcio Cardoso (Kardonsky) com o professor Carlos Dimant e Leon Cossoy

Cidade:
S. Paulo

Pais:
Brasil

Data:
16/06/2003

Tipologia:
Fotografia

Natureza do objeto:
Original

DImensões:
15 x 10 cm

Técnica:
impresso

Suporte:
Papel

Localização no Arquivo:
Álbum de Fotos

Acervo:
CEAA - Centro de Estudos e Análise do Acervo do Memorial da Imigração Judaica / SP

Descrição:

Foto do Bar Mitzvá de Márcio Cardoso (Kardonsky) no momento em que o professor Carlos Dimant e Leon Cossoy o ajudam a colocar o Tefilin. O prof. Carlos Dimant é professor de Judaísmo da Kehilat Israel e ajudou em muitas cerimônias religiosas da sinagoga. Leon Cossoy foi um frequentador assíduo e grande doador da sinagoga.

\r\n

O Bar Mistzvá é a cerimônia que celebra a maioridade religiosa dos meninos quando completam 13 anos de idade. Ela ressalta a importância de cada um dos judeus na corrente ancestral do judaísmo e é nesta cerimônia que o jovem, pela primeira vez, coloca os Tefilin e é chamado para ler na Torá.Tefilin (em hebraico תפילין, com raiz na palavra tefilá, significando "prece") é o nome dado a duas pequenas caixas quadradas, cada qual presa a uma tira de couro de animal kasher, usadas pelos homens judeus a partir dos 13 anos de idades. Dentro de cada caixa encontram-se escritos em pergaminho (que também é feito de um animal casher), quatro trechos da Torá (Shemá Israel, Vehaiá Im Shamoa, Cadêsh Li e Vehayá Ki Yeviachá). Os Tefilin são colocados no braço, junto ao coração e sobre a cabeça. A Torá descreve Tefilin como um sinal de envolvimento do indivíduo expressando seus sentimentos básicos de identificação e valores judaicos.

Palavra-chave:
Bar Mitzvá; Carlos Dimant; cerimônia; Judaísmo; maioridade; Leon Cossoy; Márcio Cardoso; professor; sinagoga; Tefilin; Torah

Logos

© 2018. Memorial da Imigração Judaica. 

vimeo1  face1