Memorial Imigração Judaica

> Iconografia

Fundação do ICIB (Instituto Cultural Israelita Brasileiro) em 1946

Autor:
não identificado

Cidade:
S. Paulo

Pais:
Brasil

Data:
1946

Tipologia:
Fotografia

Natureza do objeto:
Reprodução

DImensões:
28 cm x 20 cm

Técnica:
P&B, Gelatina / Prata

Suporte:
Papel

Localização no Arquivo:
RG/ICON Ficha: 0106

Acervo:
CEAA - Centro de Estudos e Análise do Acervo do Memorial da Imigração Judaica / SP

Aquisição:
Arquivo Histórico Judaico Brasileiro (AHJB)

Descrição:

Foto da fundação do ICIB (Instituto Cultural Israelita Brasileiro), uma associação cultural judaica sem fins lucrativos, em 1946, logo após a Segunda Guerra Mundial, em 1946. Foi erguida pelo esforço coletivo de uma parcela da comunidade judaica originária da Europa Oriental, instalada majoritariamente no bairro do Bom Retiro. O espaço nasceu para homenagear os que pereceram nos campos de concentração nazistas e para criar um espaço que reunisse várias associações judaicas, com o intuito de dar continuidade à cultura que o nazi-fascismo tentou silenciar na Europa.

Em 1960, no subsolo do edifício, foi inaugurado o Teatro de Arte Israelita Brasileiro, o TAIB, desenhado por Jorge Wilheim com murais de Renina Katz, boca de cena de Abrahão Sanovicz e painéis de Gershom Knispel.

O edifício também acolheu o Ginásio Israelita Scholem Aleichem (GIBSA), grupos de leitura, grupos de teatro amador e de teatro ídiche, uma biblioteca, o clubinho Kinderland, reuniões do comitê editorial do jornal Nossa Voz, associações de bairro, assim como o Teatro Popular do SESI, peças do Teatro de Arena, de autores como Plínio Marcos, Gianfrancesco Guarnieri, Augusto Boal, shows do MPB4, aulas de Lygia Fagundes Telles, lançamentos de livros, entre tantas outras atividades que marcaram as vanguardas da época.

Palavra-chave:
ICIB; Instituto Cultural Israelita Brasileiro; fundação; 1946; Bom Retiro

Logos

© 2018. Memorial da Imigração Judaica. 

vimeo1  face1